Dia das Crianças: Afinal o que é ser criança?

Categoria: A PSICOLOGIA E SEUS MISTÉRIOS *por Patrícia Pires de Matos

Data: 11/10/2020


Dia das Crianças: Afinal o que é ser criança?

Thiago Gabriel



Amanhã comemoramos o Dia das Crianças. Fiz então um artigo onde irei falar sobre o que é ser criança.

Ser criança é ter um coração puro. É um amor sincero e verdadeiro. É acreditar que tudo é possível. Que as coisas são tudo simples e fáceis. Vivem no mundo da imaginação e criam suas fantasias. Em cada etapa da vida um personagem que passa a ser seu ídolo ou herói.

Crianças conseguem ser feliz com tão pouco. São capazes de rir fácil, com coisas que nós adultos julgamos bobas. Um bilhetinho recebido para eles significa muito. Um elogio para eles é tão importante. Quando ganham uma bala ou um bombom ficam tão felizes.

São capazes de fazer amigos antes de saber o nome deles. Consegue perdoar fácil. As vezes entregam uma atitude de um adulto por pura inocência.

Crianças conseguem fazer adultos sorrirem com suas frases e comportamentos. Uma casa sem criança é uma casa triste. As crianças colorem nossas vidas com o seu jeito de ser. São capazes de alegrar nossos dias, mesmo quando estamos tristes ou estressados com alguma coisa. Uma criança nos faz forte, pois mesmo quando não estamos bem e, disfarçamos nossas emoções para não perceberem. No entanto, tem aquelas crianças que percebem quando um adulto na qual ela convive está com algum problema ou agindo de uma maneira que não é sua.

Gostaria de aproveitar o momento para homenagear meu filho Thiago Gabriel. Obrigado por fazer parte da minha vida e alegrando meus dias com sua alegria e criatividade. Tem um coração enorme. Faz dos meus dias mais corridos, mas sei o quanto ele vale meu tempo. O maior presente que podemos dar aos nossos filhos chama-se tempo. Conversando ontem com meu filho disse que ele é o maior presente que ganhei em toda minha vida. Ele prestou atenção olhou pra mim e me abraçou e disse mamãe você é o maior presente que tenho na minha vida. Confesso que fiquei surpresa, pois por estarmos no Dia das Crianças, data que movimenta o comércio, esperava que ele fosse falar de algum presente ou me pedir algo e ele me vira e dá essa resposta. Ele sabe que o Dia das Crianças está perto e ver o quanto você é importante para uma criança que você que lhe deu a vida não tem preço!  Desde que ele chegou me transformou tanto, modificou tantos pensamentos meus e me ensina todos os dias coisas importantes.

Atenção adultos não deixe a criança dentro de você morrer. Precisamos dessa criança para nossa vida adulta para aprendermos a valorizar  tudo que recebemos de outras pessoas, mesmo que sejam pequenas coisas. Sorrir mesmo triste. Rir dos nossos tombos e saber dar a volta por cima. Ser otimista e acreditar mais em nós para sairmos adultos vencedores. Muitos dos nossos problemas estão enraizados na nossa infância por isso a importância da terapia.

Um Feliz dia das Crianças a todas as crianças! Convido os pais a não encherem os filhos de presentes e, sim em serem presentes na vida deles! Brinque com as crianças que vocês conhecem e entrem com elas no mundo da imaginação.

Patrícia Pires de Matos. Psicóloga Cognitivo Comportamental e Psicopedagoga. E-mail: patipmpsico@yahoo.com.br. Celular: 17 98118-2003. Instagran: @patipmpsico @psicopedagogia.btos. Facebook: Psicóloga e Psicopedagoga Patrícia Matos.

    CONFIRA MAIS FOTOS

  • . Crédito: